Nota | Geral

Presidente do Chile visita STF em gesto de fortalecimento das relações bilaterais

Em 2025, os dois países celebram 189 anos de relações diplomáticas, estabelecidas em 1836. Atualmente, mais de 90 acordos bilaterais compõem essa parceria, incluindo o Acordo de Livre Comércio firmado em 2018.

Reprodução.

O Supremo Tribunal Federal (STF) receberá nesta quarta-feira (23/04), às 16h15, o presidente do Chile, Gabriel Boric, como parte da agenda oficial de sua visita ao Brasil. O chefe de Estado chileno será recebido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em reunião marcada para ocorrer no Salão Nobre da Corte. O encontro reforça os laços institucionais entre os dois países.

As relações bilaterais entre Brasil e Chile vivem um momento de reaproximação, com foco em temas como democracia, direitos humanos, mudança climática e integração regional. Em 2025, os dois países celebram 189 anos de relações diplomáticas, estabelecidas em 1836. Atualmente, mais de 90 acordos bilaterais compõem essa parceria, incluindo o Acordo de Livre Comércio firmado em 2018.

A agenda de cooperação entre os dois países seguirá em maio, quando a presidente do Tribunal Constitucional do Chile, Daniela Marzi, participará do Encontro de Presidentes de Tribunais Constitucionais da América Latina. O evento será promovido pelo STF nos dias 5 e 6 e reunirá autoridades jurídicas da região para debater temas comuns ao cenário constitucional latino-americano.

Fonte: STF.