
O Supremo Tribunal Federal (STF) receberá nesta quarta-feira (23/04), às 16h15, o presidente do Chile, Gabriel Boric, como parte da agenda oficial de sua visita ao Brasil. O chefe de Estado chileno será recebido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em reunião marcada para ocorrer no Salão Nobre da Corte. O encontro reforça os laços institucionais entre os dois países.
As relações bilaterais entre Brasil e Chile vivem um momento de reaproximação, com foco em temas como democracia, direitos humanos, mudança climática e integração regional. Em 2025, os dois países celebram 189 anos de relações diplomáticas, estabelecidas em 1836. Atualmente, mais de 90 acordos bilaterais compõem essa parceria, incluindo o Acordo de Livre Comércio firmado em 2018.
A agenda de cooperação entre os dois países seguirá em maio, quando a presidente do Tribunal Constitucional do Chile, Daniela Marzi, participará do Encontro de Presidentes de Tribunais Constitucionais da América Latina. O evento será promovido pelo STF nos dias 5 e 6 e reunirá autoridades jurídicas da região para debater temas comuns ao cenário constitucional latino-americano.
Fonte: STF.