
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, desembargador Téssio Torres, fez um balanço positivo da Semana de Formação Continuada, encerrada nesta sexta-feira (16/05) com uma aula magna do ministro Cláudio Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho. O evento foi realizado no auditório Serra da Capivara e reuniu magistrados, advogados, estudantes, servidores e demais operadores do Direito em uma programação intensa e diversificada ao longo da semana.
“Hoje, sexta-feira, estamos encerrando a nossa semana de formação continuada, que teve início na segunda, com diversas palestras, diversos juristas, advogados e procuradores do trabalho renomados, todos extremamente antenados com o mundo do Direito do Trabalho e do Processo do Trabalho”, afirmou o presidente. Segundo ele, os temas discutidos foram “palpitantes, relevantes e alinhados com a pauta do momento”, trazendo à tona os principais desafios e transformações do cenário jurídico trabalhista atual.
O desembargador destacou ainda a tradição do TRT-22 em encerrar a semana com uma palestra de alto nível, voltada a oferecer maior visibilidade institucional e acadêmica ao encerramento da formação. “É uma tradição do tribunal encerrar esse evento com uma aula magna, uma palestra diferenciada, buscando sempre alguém de expressão no meio jurídico”, pontuou.
Neste ano, a escolha do ministro Cláudio Brandão para conduzir a palestra final se deu pela atualidade e centralidade do tema abordado: a cultura de precedentes e as teses firmadas pelo TST e STF. “Hoje trouxemos nada mais, nada menos que o ministro Cláudio Brandão, que vai falar sobre um tema que está acontecendo hoje em Brasília e em toda a Justiça do Trabalho: a cultura de precedentes e como os tribunais de primeiro e segundo grau devem reagir a esse movimento”, concluiu.