A logística para o transporte dos policiais militares designados para a guarda das urnas eletrônicas e o policiamento dos locais de votação nas eleições de 2024 foi o foco de uma reunião híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (16/9), no plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O encontro contou com participação presencial e virtual.
A reunião abordou diversos aspectos operacionais, incluindo as responsabilidades e o cronograma para a execução dos contratos com empresas de transporte. Estão previstas 29 ônibus, 7 microônibus e 1 van para o deslocamento de 1.279 policiais militares, que serão distribuídos para garantir a segurança em 3.525 locais de votação espalhados por todo o estado.
Além disso, foram discutidos procedimentos de vistoria dos veículos, definição das rotas, locais de embarque, datas das viagens e coordenação das ações com o Gabinete de Polícia Judicial e Inteligência (GPJI), o Comitê de Segurança das Eleições 2024 do TRE-PI, e a cúpula da Polícia Militar do Piauí.
Participaram do encontro o Secretário de Administração, Orçamento e Finanças do TRE-PI, José Alves Siqueira Filho; o Tenente Coronel Oséas Canuto de Melo; a Tenente Coronel Mírian Gomes de Sena; o servidor da Corregedoria Regional Eleitoral, Marcelo Regis de Vasconcelos; os agentes policiais Mauro Alves e Zoel de Castro, do Gabinete de Polícia Judicial; e representantes do Fórum Eleitoral de Teresina.
Para as eleições de 2024, o Piauí conta com 2.698.764 eleitores, sendo 2.111.651 no interior e 587.113 na capital. Serão estabelecidos 3.525 locais de votação, dos quais 331 estão em Teresina e 3.194 no interior, abrangendo 11.099 seções eleitorais (9.209 no interior e 1.890 na capital). Os policiais militares serão mobilizados a partir de 12 batalhões situados em Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Bom Jesus.