A promotora Cláudia Seabra, ocupante do cargo de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, fez-se presente em nome do Ministério Público do Piauí (MPPI) na Conferência Internacional de Tecnologias de Energias Renováveis – Citer, realizada entre os dias 03 e 06 de junho, no Centro de Convenções em Teresina.
O MPPI, em conjunto com o Governo do Estado e mais 20 entidades, tanto públicas quanto privadas, firmou a Carta do Piauí. Este documento ressalta a importância estratégica das energias renováveis no enfrentamento às alterações climáticas e a necessidade imperativa de uma transição energética global que seja responsável, equitativa e sustentável.
A Carta do Piauí estipula um compromisso coletivo para a promoção e o avanço das tecnologias de energias renováveis, com especial atenção ao hidrogênio verde. O documento é fruto da contribuição significativa da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – Citer Piauí 2024 e tem como objetivo traçar novas diretrizes, compromissos e estratégias para consolidar o Piauí como referência no setor de energias limpas e contribuir para um futuro mais sustentável e próspero.
O texto também destaca a relevância da aprovação do marco legal das energias renováveis, a importância do hidrogênio verde e a necessidade de união entre as instituições.