O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) finalizou a 14ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, com um resultado expressivo. A iniciativa alcançou a marca de mais de R$12,8 milhões em valores arrecadados por meio de acordos firmados durante o evento.
De acordo com a juíza Sylvia Miranda, coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º grau, o balanço da participação do TRT-22 foi positivo, destacando a resolução de processos que estavam em tramitação há mais de uma década. “Essas campanhas nacionais servem como um incentivo para que as partes busquem a justiça para resolver seus processos por meio da conciliação. O Cejusc funciona durante todo o ano para promover a conciliação em qualquer processo. Nessas semanas temáticas, damos uma ênfase especial”, ressaltou a magistrada.
Entre os casos solucionados durante a Semana da Execução, destaca-se o da trabalhadora Pedrina Vania, cujo processo tramitava desde 2022 e foi concluído por meio de um acordo celebrado na sexta-feira, 20 de setembro. “Eu trabalhei em uma empresa e agora entramos em acordo. Estou satisfeito, minha advogada também, e consegui resolver na Semana da Execução”, afirmou a trabalhadora.
A Semana Nacional da Execução Trabalhista é uma iniciativa da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), vinculada ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e conta com a colaboração dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país.