
A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta terça-feira (18/02) uma operação que resultou na prisão do advogado Carlos Yury Araújo de Morais. A prisão preventiva foi determinada pela Justiça após investigações que apontam o envolvimento do advogado em um esquema de corrupção que teria ramificações no sistema judiciário.
De acordo com as investigações, Carlos Yury é acusado de diversos crimes, como fraude processual, violação de sigilo funcional e corrupção passiva. A prisão do advogado ocorreu em sua residência, em Teresina, e foi acompanhada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) para garantir o respeito às prerrogativas da classe.
A operação, que contou com a participação da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava no suborno de agentes públicos para a obtenção de vantagens indevidas em processos judiciais.
Como encaminhamento, os participantes sugeriram a criação de um comitê de políticas penais e a regulamentação do acesso dos advogados ao sistema prisional por meio de uma portaria, garantindo mais organização e eficiência ao atendimento jurídico nas unidades prisionais.