Artigo | Geral

TRE-PI promove manhã de cidadania e sustentabilidade para alunos do IFPI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão (NSA), Núcleo de Gestão da Memória (NGM) e Ouvidoria, realizou uma série de palestras no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, situado em seu edifício Sede. O evento, intitulado “Eleitora/Eleitor do Futuro,” “Urnas …

Foto reprodução: TRE-PI.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão (NSA), Núcleo de Gestão da Memória (NGM) e Ouvidoria, realizou uma série de palestras no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, situado em seu edifício Sede. O evento, intitulado “Eleitora/Eleitor do Futuro,” “Urnas Eletrônicas – Funcionamento e Segurança” e “Educação Ambiental e Sustentabilidade,” contou com a presença de discentes do Instituto Federal do Piauí – IFPI.

A Diretora Geral do TRE-PI, Denise Vieira Berger Miranda, esteve presente no evento, que faz parte das iniciativas relacionadas à cidadania e memória na Justiça Eleitoral, em estrita conformidade com a Resolução nº 136/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo reflexos na obtenção do Prêmio CNJ de Qualidade.

Além das palestras mencionadas, o programa incluiu a exposição de duas urnas eletrônicas de votação, localizadas na área externa do auditório, bem como uma visita ao Centro de Memória do TRE-PI, que está situado no hall de entrada do edifício Sede do tribunal.

A primeira palestra, “Eleitora/Eleitor do Futuro,” foi ministrada pela Professora Doutora de Direito Eleitoral, advogada eleitoralista e Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral – ABRADEP, Clarissa Fonseca Maia. Durante sua apresentação, a Drª. Clarissa apresentou conceitos relacionados à democracia, enfatizou a integridade do processo de votação eletrônica no Brasil e incentivou os alunos a se envolverem nas decisões políticas do país, tornando-se eleitores conscientes, não apenas no momento do voto, mas também durante o exercício dos mandatos dos representantes eleitos.

O segundo tema, “Urnas Eletrônicas – Funcionamento e Segurança,” foi abordado pelo Secretário de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima, que detalhou as diversas medidas de segurança que tornam as urnas eletrônicas e o sistema de votação brasileiro o maior sistema de votação eletrônica e democrática do mundo, envolvendo quase 147 milhões de eleitores em um único dia, com resultados finais confiáveis e livres de fraudes apresentados em menos de cinco horas, em média, após o término da votação.

Posteriormente, a servidora Mara Jordane Silva Pinto forneceu informações sobre o trabalho da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher, ambas unidades do TRE-PI, apresentando os diversos canais de comunicação disponíveis para a interação entre o tribunal e a sociedade, distribuindo, ainda, materiais informativos sobre essas unidades.

Após a explanação sobre a Ouvidoria e a Ouvidoria da Mulher, os presentes se dirigiram ao hall de entrada, onde foi realizado um lanche de confraternização. Além disso, os alunos do IFPI foram divididos em dois grupos para uma visita guiada ao Centro de Memória do TRE-PI, conduzida pelo Chefe do NGM, Paulo Gutemberg. Durante a visita, tiveram a oportunidade de simular uma votação utilizando uma urna eletrônica do modelo mais recente de 2022 e explorar o acervo que retrata a história da Justiça Eleitoral no Brasil e no Piauí, incluindo mobiliário histórico, títulos antigos e imagens de época exibidas em dois projetores especiais instalados no Centro.

O evento culminou com a palestra “Educação Ambiental e Sustentabilidade,” apresentada pela Professora, Pedagoga e Educadora Ambiental, Maria Izolda Monte, que destacou os avanços proporcionados pela Constituição de 1988, que incluiu pela primeira vez em um texto constitucional um artigo dedicado ao tema da Sustentabilidade, o art. 225.

Todas as apresentações contaram com a participação dos docentes, que expressaram suas opiniões por meio de perguntas, fotos e filmagens compartilhadas em suas redes sociais pessoais.

Fonte: TRE-PI.