Nota | Geral

Início da capacitação em desenvolvimento pessoal e profissional para gestores do TRT-22

Mais de 70 gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) deram início, nesta segunda-feira (20/11), ao processo de capacitação com foco no desenvolvimento pessoal e profissional. A formação visa aprimorar as habilidades gerenciais dos profissionais por meio de estratégias de Comunicação Não Violenta. Capacitação em Conformidade com a Lei n° 11.416/2006 O …

Foto reprodução: TRT22

Mais de 70 gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) deram início, nesta segunda-feira (20/11), ao processo de capacitação com foco no desenvolvimento pessoal e profissional. A formação visa aprimorar as habilidades gerenciais dos profissionais por meio de estratégias de Comunicação Não Violenta.

Capacitação em Conformidade com a Lei n° 11.416/2006

O curso, realizado pela Escola Judicial do TRT-22 em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas, está alinhado com a Lei n° 11.416/2006, que versa sobre as carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União. O Secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, João Batista Nobre Linhares, destaca a obrigatoriedade legal da capacitação, enfatizando que além de atender a normativa, ela possibilita aos gestores evoluírem em suas lideranças e alcançarem resultados ainda mais expressivos.

“Gerenciar pessoas e processos não é inato; a habilidade necessita de treinamento. Esta capacitação é crucial neste momento. É um processo evolutivo, e precisamos de exemplos e profissionais que compartilhem suas experiências conosco,” afirmou Linhares.

Importância da Comunicação para Metas Institucionais

Luanna Melo, instrutora do curso, ressalta a importância da comunicação para o alcance de metas institucionais. A proposta é que, após o término do curso, os gestores possam aplicar técnicas de comunicação eficaz para gerenciar equipes e alcançar resultados mais satisfatórios.

“Estamos constantemente nos comunicando e interagindo. Independentemente da área, o alcance de metas e objetivos passa por uma comunicação eficiente e relacionamento. Desenvolver habilidades de comunicação é fundamental para alcançar resultados,” explicou Melo.

Impacto para o Tribunal e os Colaboradores

Delano Pereira Costa, coordenador de Infraestrutura e Serviços, enfatiza que a capacitação não beneficia apenas os gestores, mas também contribui positivamente para o Tribunal como um todo. Com mais de 100 colaboradores sob sua coordenação, Costa destaca a diversidade de situações e sentimentos a serem gerenciados, ressaltando a importância de uma formação sólida para elevar a satisfação das pessoas relacionadas ao Tribunal.

O servidor e gestor André Rodrigues ressalta a importância da capacitação para proporcionar ao gestor ferramentas essenciais para manter o equilíbrio necessário.

Detalhes da Capacitação

O treinamento possui carga horária de 30 horas, distribuídas entre aulas presenciais e telepresenciais, ministradas por Luanna Melo. A instrutora possui formação em Direito, é mediadora de conflitos e facilitadora em Comunicação Não Violenta (CNV).

Fonte: TRT22.