O Poder Judiciário do Piauí, por meio do OPALA-LAB (Laboratório de Inovação), lança o JuLIA Notify, componente inovador integrante do projeto JuLIA (Justiça AuxiLiada por Inteligência Artificial). O JuLIA Notify representa uma resposta direta à imperativa necessidade de celeridade e eficácia na aplicação da Lei Maria da Penha, considerando o cenário alarmante de violência contra mulheres em nossa sociedade.
O desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, supervisor do OPALA-LAB, enfatiza a importância do JuLIA Notify em um contexto no qual a violência doméstica se perpetua em ciclos, demandando uma resposta judicial ágil. O projeto visa priorizar a análise de medidas protetivas, sensibilizar a população para a denúncia de crimes contra a mulher e instigar o Poder Público a agir eficazmente no combate à violência doméstica.
O JuLIA Notify desempenha o papel crucial de notificar magistrados e servidores sobre novos casos de medidas protetivas, além de incentivar a sociedade a denunciar crimes relacionados à violência contra a mulher. Essa ferramenta representa um avanço fundamental para uma justiça mais rápida, eficaz e sensível às necessidades das vítimas desse tipo de violência.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destaca que o JuLIA Notify, desenvolvido pelo Judiciário piauiense, contribui para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra a mulher. Ele ressalta a clara sintonia da ferramenta com diretrizes constitucionais, legislação específica e metas institucionais, indicando o compromisso do Judiciário em proporcionar uma resposta mais ágil e eficiente à sociedade, em consonância com outras iniciativas como o robô RIC da Corregedoria.