Desembargadores e juízes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (6/3), a inauguração da nova sede do Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT), situada na zona Leste de Teresina.
Durante a solenidade, além da formalização da abertura do novo prédio, foi oficializada a posse da procuradora-chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, e celebrados os 30 anos de existência do órgão no Estado, instituído pela Lei nº 8.466.
O atual presidente do TRT-22, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, antigo membro do MPT antes de sua designação como desembargador do Trabalho, destacou, em seu discurso, o processo construtivo da nova sede do MPT. Ele ressaltou a relevância da atuação dos agentes responsáveis pelo sistema de proteção social no Brasil, considerando-a uma tarefa árdua, especialmente no que concerne ao Ministério Público do Trabalho.
A procuradora-chefe do MPT no Piauí, Natália Azevedo, enfatizou as atividades do órgão em defesa do ordenamento jurídico trabalhista e na garantia da dignidade da pessoa. Além das ações de combate ao trabalho escravo, tráfico de pessoas e trabalho infantil, ela mencionou iniciativas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o mapeamento da cadeia produtiva da palha da carnaúba e o programa MPT itinerante.
Natália Azevedo ressaltou ainda a destinação social de valores provenientes de multas e indenizações, enfatizando o papel crucial das instituições parceiras, entre as quais o TRT-22. Diversas autoridades do tribunal marcaram presença no evento, incluindo o vice-presidente e corregedor, desembargador Téssio Torres, os desembargadores Francisco Meton Marques de Lima, Analdo Boson Paes e Manoel Edilson Cardoso, bem como as desembargadoras Basiliça Alves e Liana Ferraz. Também estiveram presentes os juízes Tibério Freire Villar e José Carlos VilaNova, e as juízas Alba Cristina da Silva, Sylvia Helena Miranda, Regina Coeli, Elisabeth Rodrigues e Daniela Martins Soares.