A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região (Coger) iniciou, no dia 29 de janeiro, os trabalhos correicionais na Seção Judiciária Acre (SJAC), com o propósito de aprimorar a prestação dos serviços jurisdicionais. A abertura oficial ocorreu na sede da seccional e foi transmitida por meio da plataforma Teams. O cronograma estabelecido indica que, em 30 de janeiro, está previsto o Encontro de Ferramentas de Gestão como parte das atividades.
A cerimônia inaugural contou com a presença do corregedor regional da 1ª Região, desembargador federal Néviton Guedes; do diretor do foro da SJAC, juiz federal Jair Araújo Facundes; do secretário-geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes; bem como dos juízes federais em auxílio à Coger, Roberto Carlos de Oliveira e Náiber Pontes de Almeida.
O diretor do foro expressou gratidão pela presença da equipe, enfatizando a oportunidade de a Corregedoria conhecer detalhes do trabalho realizado na Seção Judiciária do Acre. Araújo Facundes destacou a importância da presença da equipe do TRF1 como uma oportunidade de aproximação, vislumbrando possíveis melhorias.
Rodrigo de Godoy Mendes, representando o presidente do TRF1, desembargador federal José Amilcar Machado, reforçou a intenção de compreender os aspectos inerentes à SJAC. Sua presença visa à abertura de diálogo, reconhecendo a importância de informações relevantes para as decisões presidenciais.
Ao encerrar a cerimônia, o corregedor regional, desembargador federal Néviton Guedes, ressaltou as três funções norteadoras da correição: fiscalizar, orientar e disciplinar. Destacou a disposição de todos os envolvidos, enfatizando que o trabalho desempenhado resultará em benefícios para ambas as partes, proporcionando um conhecimento mais aprofundado da realidade da seção e facilitando a colaboração com o secretário-geral do TRF1.
Durante a correição, serão avaliados critérios como a produtividade de magistrados e oficiais de justiça, a quantidade de processos pendentes, e a regularidade dos serviços das secretarias, com o intuito de contribuir para o aprimoramento da prestação de serviços jurisdicionais da Seccional. Os trabalhos correicionais presenciais na SJAC se estenderão até 2 de fevereiro, sendo conduzidos pela equipe designada pelo corregedor regional, composta por juízes federais e servidores do TRF1, além de colaboradores da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).
Seguindo o calendário divulgado pela Coger, as próximas unidades a receberem os trabalhos correicionais serão as Seções do Amapá (março); Rondônia (junho); Goiás (agosto); Distrito Federal (outubro) e Roraima (novembro).