
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) assegurou medidas de suporte à inclusão e acessibilidade para 181 candidatos que participarão de seu concurso no próximo domingo (14/01). O pedido foi direcionado à banca examinadora responsável pelo certame, visando proporcionar condições equitativas de competição para os 13.895 inscritos.
O certame será realizado em dois turnos, pela manhã para candidatos de nível médio e à tarde para candidatos de nível superior, na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas – Mocambinho I, a fim de atender às demandas logísticas, estruturais e de segurança.
Dentre as solicitações atendidas, destacam-se a disponibilidade de cadeiras específicas para canhotos (requeridas por 49 candidatos), tempo adicional de prova para 29 pessoas com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e suporte para diversos públicos, como 16 cadeirantes, 21 pessoas com necessidade de letras ampliadas, 16 deficientes visuais com ledores e 16 transcritores.
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), ressalta que a implementação dessas medidas em conjunto com a banca examinadora, Idecan, não apenas garante a segurança do certame, mas também promove a acessibilidade para candidatos que demandam tais suportes, cumprindo legislações recentes de sua autoria que garantem atendimento especial a mães lactantes, pessoas com TDAH e dislexia.
O edital do concurso, que oferece 201 vagas, sendo 54 para nível superior e 13 para nível médio para convocação imediata, além de 134 para o cadastro de reserva, estabelece os direitos ao suporte durante o ato de inscrição. Candidatos com transtorno do espectro do autismo, por exemplo, puderam requisitar uma sala individual para a realização da prova, sendo disponibilizadas seis salas para atender a essa demanda.
Mulheres gestantes e lactantes também receberão atenção especial, com cinco gestantes beneficiadas pelo apoio de saúde e 17 lactantes assegurando prerrogativas da legislação 7.737/22, que permite amamentação durante a prova em sala específica, com o tempo utilizado adicionado após o término estipulado no edital.
Franzé Silva destaca ainda a inclusão de pessoas surdas, para as quais será disponibilizado tradutor e intérprete de Libras, enfatizando que a criação do cargo de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais contribui para ampliar a acessibilidade no Legislativo.
O deputado estadual reitera a convicção de que o concurso fortalecerá o trabalho da Assembleia Legislativa, promovendo qualidade e eficiência na atuação do Legislativo para a população.
Locais de Aplicação de Prova
1. CEEP Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez – Premen Sul
2. CEEP João Mendes Olímpio Filho – Premen Norte
3. EM Eurípedes de Aguiar
4. Unidade Escolar Benajamin Batista
5. CET Zacarias de Goes – Liceu Piauiense
6. EM Simões Filho
7. CEEP José Pacífico de Moura Neto
8. Unidade Escolar Governador João Clímaco de Almeida
9.CEEP Paulo Ferraz
10. CETI Helvídi Nunes
11. Unidade Escolar Professor Felismino Freitas – Mocambinho I (Atendimento 12. Especial)
12. Unidade Escolar Cristini Catelo Branco
13. CETI Professor Edgar Tito
14. CETI João João Henrique de Almeida Sousa
15. CETI Professor Pinheiro Machado
16. Unidade Escolar Santa Inês
17. CETI Maria Modestina Bezerra
18.CETI Gabriel Ferreira
19. Unidade Escolar Severiano Sousa
20. Unidade Escolar Dom Severino
21. Ceja Professor Cláudio Ferreira
22. Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz
23. CETI Joel Ribeiro
Fonte: Alepi.