A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) participou do III Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais, realizado nesta quinta-feira (29/01) pela Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), no auditório da Escola da OAB/PI, com foco na promoção do respeito ao nome, à identidade e à dignidade da população trans.
Representando a instituição, a diretora de Primeiro Atendimento, defensora pública Glícia Rodrigues Batista Martins, acompanhou as atividades e ações desenvolvidas ao longo do seminário, que reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de órgãos parceiros.
Durante o evento, foi formalizada e ampliada a adesão de municípios piauienses ao Pacto Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia, iniciativa que busca fortalecer a rede de proteção em todo o território estadual. Também foram ofertados diversos serviços à comunidade, ampliando o acesso a políticas públicas e a direitos essenciais.
A Defensoria Pública atuou no seminário por meio do Projeto Meu Nome, Meu Orgulho, com a oferta de serviços de retificação de registro civil de pessoas transgênero, como instrumento de garantia do direito à identidade e de promoção da cidadania, reafirmando o compromisso institucional com a igualdade, a inclusão e o enfrentamento à discriminação.




