Na última quinta-feira, 1º de agosto, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij) promoveu uma audiência pública com os representantes da Rede de Assistência Social de Teresina. O objetivo da reunião foi delinear o fluxo de atendimento para a infância e juventude na capital piauiense. O encontro teve lugar na sede do Ministério Público do Piauí (MP-PI), localizada na zona leste de Teresina.
A promotora Joselisse Carvalho, titular da 45ª Promotoria de Justiça, explicou: “Estamos provocando os órgãos que são parceiros, a Assistência Social do município e os conselhos tutelares, para desenharmos um fluxo de atendimento de forma que todos os envolvidos nos trâmites extrajudiciais possam ter referência e contrarreferência, que chamamos de devolutivas das ações que são desenvolvidas nos órgãos. Queremos a padronização dessa comunicação para otimizar nossos trabalhos e agilizar nossos procedimentos”.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Casa Reencontro e dos Conselhos Tutelares.
Foi estabelecido que a próxima reunião ocorrerá em 18 de setembro, no auditório da Sede Leste do MPPI. Nessa ocasião, participarão representantes da assistência social de média complexidade, da Secretaria de Assistência Social (SASC), das entidades de acolhimento de Teresina e da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina.
Este foi o segundo encontro deste ano com o objetivo de aprimorar os processos de atendimento. A primeira reunião, realizada em 4 de julho, resultou no compromisso dos órgãos de proteção da rede em definir um prazo e um canal para o compartilhamento de informações sobre atendimentos entre os diversos atores do Serviço de Proteção Social Básica.