No intuito de avançar nas negociações para a aplicação da Metodologia de Mobilização de Pessoas Pré-Egressas, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (GMF/TJ-PI), em colaboração com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), promoverá, nos dias 23 e 25 de julho, o Encontro de Mobilização de Pré-Egressos.
Este evento tem como objetivo a capacitação das equipes de Psicologia e Serviço Social atuantes nas unidades prisionais, marcando o início do projeto piloto da referida metodologia, conforme diretrizes estabelecidas no Caderno de Gestão dos Escritórios Sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta é preparar essas equipes para a implementação de atividades voltadas à preparação para a saída de pessoas privadas de liberdade, com vistas à sua inclusão social.
Durante o primeiro dia do evento, a psicóloga do GMF, Alexandra Oliveira, ressaltou a relevância do suporte oferecido aos ex-apenados. “Pessoas pré-egressas precisam de um norteamento para quando deixarão o sistema prisional, e este momento busca contribuir para o preparo dos profissionais que auxiliarão essas pessoas na fase de reintegração à sociedade”, observou.
Luann Santos, assistente técnico do Programa Fazendo Justiça, enfatizou que a Metodologia de Mobilização de Pessoas Pré-Egressas envolve a criação colaborativa de um plano de saída, desenvolvido ao longo dos seis meses antecedentes à liberação. “A ideia é preparar essas pessoas para poderem, após o desencarceramento, acessar os serviços necessários à organização de sua vida social e pessoal”, concluiu.