Na manhã da última sexta-feira (28), a promotora de Justiça Karine Araruna Xavier, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, esteve presente na inauguração do Novo Hospital Regional de Picos, representando o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura. A cerimônia ocorreu na Av. Senador Helvídio Nunes, S/N, Bairro Paraibinha.
O Defensor Público Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa, da 7ª Defensoria Pública de Picos, também participou do evento representando a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
O Novo Hospital Regional de Picos irá beneficiar mais de 40 municípios da região. A solenidade foi conduzida pelo Governador Rafael Fonteles.
O hospital, que começará a operar de forma gradativa em julho e estará em pleno funcionamento até outubro, é uma das maiores estruturas de saúde do Piauí. Com três andares, a unidade dispõe de 206 leitos de internação, sendo 60 no térreo, 73 no primeiro andar e 73 no segundo. Além disso, oferece 20 leitos de UTI adulto, serviços de hemodinâmica, apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, áreas administrativas e um auditório com capacidade para 135 pessoas. O Governador Rafael Fonteles destacou que esta é a maior aplicação de recursos em saúde pública na história de Picos.
“Por ser a segunda região mais populosa do Piauí, ela necessitava ter a mesma estrutura hospitalar que temos em Teresina. Era também a maior reinvindicação da população. Mas, agora, temos quatro estruturas do Governo do Estado aqui: uma UPA para urgência e emergência; o Hospital Justino Luz, que gradualmente irá se tornar um complexo materno-infantil, voltado para gestantes, bebês e crianças; a Central de Diagnósticos, que vai permitir a realização de exames fora do hospital, o que melhora o fluxo de pacientes; e, por fim, o Novo Hospital Regional de Picos, para internações e cirurgias eletivas”, disse o Governador.
Ademais, o Defensor Público Marcus Vinicius Sousa ressaltou a importância da nova unidade: “A inauguração do novo hospital regional de Picos fortalece a SUS em toda a macrorregião de Picos e é uma satisfação para a Defensoria testemunhar esse momento importante para toda a população, que é quem ganha com a concretização do direito à saúde pública e de qualidade”, afirmou.