Nota | Exclusivo | Penal

Valeska Macêdo, assessora de gabinete do TJPI destaca avanços do PCIPP e a importância do tratamento digno para pacientes psiquiátricos no Sistema Judiciário. 

Ela frisou que, com o PCIPP, o Piauí demonstra seu compromisso em promover uma justiça mais inclusiva, que não apenas aplica a lei, mas também zela pelo bem-estar e pela reintegração de todos os pacientes psiquiátricos na sociedade. 

Foto: Brjus.


Em entrevista concedida nesta segunda-feira (10/03), Valeska Macêdo, assessora do gabinete do Desembargador Vidal de Freitas, destacou os benefícios do Programa de Cuidado Integral ao Paciente Psiquiátrico (PCIPP) no Sistema Judiciário do Piauí. 

A assessora ressaltou que o programa oferece nova perspectiva de tratamento para os pacientes. Segundo ela, a iniciativa possibilitou que pessoas com transtornos mentais, em conflito com a lei, recebessem cuidados dignos, respeitoso e com acompanhamento terapêutico eficaz. 

“O programa foi uma iniciativa essencial para garantir que indivíduos com transtornos mentais não sejam tratados com discriminação nas unidades prisionais e sim vistos como seres humanos, garantindo acompanhamento especializado”, afirmou. 
 
Além disso, Valeska afirmou que a capacitação do programa destinado a servidores e magistrados representa um avanço significativo na forma como o sistema judiciário do Piauí lida com questões de saúde mental, implementando de forma adequada e justa os direitos assegurados a essas pessoas.

Segundo ela, o programa contribui para inclusão e a reintegração dos indivíduos com transtornos mentais na sociedade.