Nota | Geral

Tribunais do Piauí se unem para fortalecer inovação e sustentabilidade no judiciário

O objetivo da meta é fomentar projetos inovadores e colaborativos entre instituições públicas, fortalecendo a modernização do sistema judiciário.

Reprodução/TJPI.

Na manhã desta terça-feira (15/04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), por meio de seu Laboratório de Inovação (OpalaLab), promoveu um encontro com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para discutir ações conjuntas em torno da Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da meta é fomentar projetos inovadores e colaborativos entre instituições públicas, fortalecendo a modernização do sistema judiciário.

Durante a reunião, foram apresentados dois projetos de destaque desenvolvidos pelo OpalaLab: o Justiça Express e o Sistema ECOnomia. O Justiça Express prevê a instalação de totens em unidades do Judiciário, facilitando o acesso à consulta processual para jurisdicionados, principalmente aqueles que ainda procuram atendimento presencial mesmo com a disponibilidade do serviço via WhatsApp, através do assistente virtual JuLIA Explica. A ferramenta de inteligência artificial já responde, em média, a 150 solicitações diárias.

Já o ECOnomia, desenvolvido em parceria com os laboratórios do TRE e TRT, tem como foco a otimização de recursos destinados a viagens institucionais. O sistema, premiado pelo CNJ, permite o compartilhamento de veículos entre os tribunais, promovendo economia, maior controle dos gastos públicos e redução do impacto ambiental. A iniciativa é mais um passo no compromisso do Judiciário piauiense com a inovação, eficiência e sustentabilidade.

Fonte: TJPI.