
A subdefensora pública-geral Verônica Acioly enfatizou, durante a solenidade de recondução de Carla Yáscar ao cargo de defensora pública-geral , que ocorreu nesta segunda-feira (31/03), no Theatro 4 de setembro, a importância do compromisso da Defensoria Pública com valores fundamentais para a sociedade. Segundo Acioly, a instituição deve renovar constantemente seu compromisso não apenas com a legalidade e juridicidade, mas, sobretudo, com a dignidade da pessoa humana.
Para a subdefensora, o trabalho da Defensoria deve ser pautado na igualdade de acesso à Justiça, garantindo que nenhum indivíduo seja privilegiado ou excluído com base em classe social, raça, orientação sexual ou outros marcadores sociais. “A gestão da Defensoria Pública se preocupa em acessar a Justiça, o que vai além do Judiciário. Trabalhamos com diversos projetos de aproximação com a comunidade e de educação em direitos humanos”, destacou.
Verônica Acioly ressaltou ainda o compromisso da Defensoria em estar presente nos territórios, levando assistência jurídica diretamente à população, rompendo barreiras e aproximando-se dos mais vulneráveis. “Nosso trabalho não pode se limitar aos gabinetes. A Defensoria precisa ir ao encontro das pessoas que mais precisam, garantindo que seus direitos sejam respeitados e efetivados.”
Por fim, ela celebrou a oportunidade de continuar integrando a equipe sob a liderança de Carla Yáscar, reafirmando seu compromisso com a instituição e sua missão social. “É uma honra continuar nesse trabalho ao lado da doutora Carla. A renovação desse convite demonstra o compromisso da gestão com os princípios que defendemos, e seguiremos firmes na luta por uma Defensoria cada vez mais próxima da sociedade.”