A defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, participou, nesta terça-feira (20), no Palácio de Karnak, da apresentação dos resultados dos indicadores de saúde pública do Piauí referentes ao período de 2022 a 2025. Entre os destaques apresentados está a redução de quase 90% no tempo de espera para cirurgias eletivas nos últimos quatro anos.
A solenidade foi conduzida pelo governador Rafael Fonteles, que ressaltou as iniciativas voltadas à ampliação da assistência à população, à modernização das unidades de saúde e ao fortalecimento de programas estratégicos na área da saúde pública.
Durante a apresentação, também foram destacados os números do programa Piauí Saúde Digital, que alcançou a marca de 1.306.956 atendimentos desde sua implantação, em abril de 2023. Do total, 192.787 correspondem a teleconsultas com clínico geral, 117.910 a atendimentos com especialistas e 996.259 a telelaudos.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, enfatizou o compromisso da gestão com a transparência e a continuidade das políticas públicas. “Este é um momento de prestar contas à população do Piauí, e apresentar o compromisso da pasta em garantir transparência na gestão e continuidade às políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento ao nosso povo”, afirmou.
A defensora pública geral do Piauí parabenizou a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado pelos resultados alcançados. “É gratificante observar a dedicação em assegurar à população acesso a serviços de saúde pública de qualidade, o que é especialmente benéfico para o público assistido pela Defensoria Pública, composto por pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitam de respostas efetivas das políticas públicas direcionadas a elas. No âmbito da saúde, é indiscutível que o atendimento deve estar voltado para a obtenção de resultados positivos, e é exatamente isso que os dados apresentados evidenciam”, declarou.









