Na noite de quinta-feira (14/12), o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, foi agraciado com o Título de Cidadania de Barras. A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores do município, contou também com homenagens ao desembargador aposentado Raimundo Nonato da Costa Alencar e ao juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, Luiz de Moura Correia, todos indicados pelo vereador José Carcará.
Ao receber a homenagem, o desembargador Hilo de Almeida expressou sua satisfação em se tornar um cidadão barrense e destacou o carinho que os piauienses têm pela cidade. Mencionou a tradição do carnaval e do futebol em Barras, assim como a alcunha de “Terra dos Governadores”. O presidente do TJ-PI enfatizou a dedicação e garra da população local, considerando-as como os maiores tesouros da cidade.
Durante seu discurso, Hilo de Almeida apresentou iniciativas e resultados de sua gestão à frente da Presidência do TJ-PI. Destacou o andamento da construção do novo fórum da comarca, enfatizando que proporcionará melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores, bem como um atendimento mais eficiente aos jurisdicionados. O desembargador agradeceu à Câmara de Vereadores e à população de Barras por conceder-lhe o título, reforçando o sentimento de pertencimento à cidade.
O juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, Luiz de Moura Correia, também recebeu o Título de Cidadão barrense durante a solenidade. Em seu discurso, o magistrado, apesar de natural do Rio de Janeiro, expressou gratidão pela homenagem, ressaltando sua conexão afetiva com Barras e a oportunidade de contribuir para a gestão do desembargador Hilo. Destacou programas implementados, como o Justo Acesso e o Regularizar, que têm proporcionado avanços significativos ao Judiciário.
O desembargador aposentado Raimundo Nonato da Costa Alencar foi outro homenageado, recebendo o Diploma do Mérito Maratoanense durante o evento. Além disso, o promotor Silas Sereno foi destacado entre os homenageados da noite. A solenidade contou com a presença dos desembargadores Pedro Macedo, Aderson Nogueira e João Gabriel, do magistrado Jorge Cley, juiz da 1ª Vara da comarca de Barras, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Barras, Kerlon Feitosa.
Fonte: TJ-PI.