
Josefina Ferreira Costa, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado do Piauí e a segunda deputada do Brasil, faleceu neste sábado (24/05). Em decorrência do falecimento, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decretou luto institucional de três dias.
A Alepi se pronunciou por meio de uma nota de pesar, assinada pelo presidente Severo Eulálio. A nota expressa o profundo pesar da instituição, de seus deputados, deputadas e servidores, e manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Josefina.
Além da Alepi, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI), também emitiu uma nota de pesar. A OAB/PI manifestou seu profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada, destacando que Dona Josefina era avó da advogada Débora Maria Costa Mendonça de Araújo, esposa do Presidente da OAB/PI, Raimundo de Araújo Silva Júnior.
Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira Costa marcou a história política brasileira. Eleita para a 7ª Legislatura (1971-1974) com 6.335 votos pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), ela não apenas abriu caminho para a participação feminina na política piauiense, mas também integrou a Mesa Diretora da Assembleia, ocupando o cargo de 4ª secretária.
Josefina era viúva do ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Raimundo Vaz Costa Neto, e deixa quatro filhos, entre eles a Procuradora aposentada Shirley Ferreira Costa de Mendonça, além de netos, como o advogado Raldir Cavalcante Bastos Neto, e bisnetos.
Nota de Pesar – Portal BrJus
O Portal BrJus manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Josefina Ferreira Costa, a primeira deputada estadual do Piauí e uma figura pioneira na política brasileira. Seu legado de luta e dedicação à vida pública serve de inspiração para todos nós. Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a toda a comunidade piauiense neste momento de luto.