Artigo | Geral

Ministério Público do Estado do Piauí participa de formação continuada para a central de acolhimento da Secretaria de Estado das Mulheres

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), representado pela Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), a promotora Amparo Paz, juntamente com a psicóloga da instituição, Cynara Veras, participou de uma reunião na sede da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI). O objetivo …

Foto reprodução: MPPI.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), representado pela Coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), a promotora Amparo Paz, juntamente com a psicóloga da instituição, Cynara Veras, participou de uma reunião na sede da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI). O objetivo da reunião foi discutir a atuação do Nupevid no Atendimento à Mulher em situação de violência doméstica e familiar.

O encontro envolveu a coordenação da SEMPI e profissionais que atuam na Central de Acolhimento, no Centro de Referência Francisca Trindade, bem como a equipe psicossocial das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs). Durante o evento, a promotora Amparo Paz enfatizou a importância de tais ações, destacando a necessidade de capacitar os profissionais para direcionar eficazmente as vítimas de violência doméstica, garantindo uma resolução mais ágil de seus casos.

A reunião incluiu discussões sobre a colaboração entre as instituições em todo o estado que trabalham na linha de frente do combate e da redução dos casos de violência. A psicóloga Cynara Veras ressaltou o foco na resolutividade desses processos e a importância do estreitamento das relações entre as instituições.

Andrea Bastos, coordenadora de Estado da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, explicou que o objetivo da formação foi promover as técnicas utilizadas no atendimento da Central de Acolhimento, do Centro de Referência Francisca Trindade e da equipe psicossocial das DEAMs. Essas técnicas se concentraram no papel desempenhado pelo Nupevid no atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar, assim como nas devidas orientações e encaminhamentos, visando evitar a rota crítica nos atendimentos oferecidos na Rede de Atendimento disponibilizada pelo Estado do Piauí.

Dara Santos, psicóloga da Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher da zona Sul (DEAM/Sul), destacou a relevância da integração entre as instituições. A formação proporcionou aos psicólogos e assistentes sociais que trabalham nas delegacias um aprimoramento e compreensão do trabalho do Ministério Público na luta contra a violência doméstica, incluindo atividades, práticas e possibilidades de intervenção. Compreendendo o trabalho do Ministério Público, esses profissionais podem encaminhar adequadamente as vítimas e estabelecer uma maior proximidade com a rede de atendimento.

Fonte: MPPI.