
A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí realizou, nesta quarta-feira (23/04), uma reunião para definir as estratégias da Semana do Registro Civil 2025, iniciativa nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento visa combater o sub-registro civil e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas em situação de vulnerabilidade social. No estado, a ação será desenvolvida sob o nome “Registre-se Piauí!” e ocorrerá nas cidades de Teresina, Corrente, Oeiras e Piripiri, entre maio e dezembro do próximo ano.
Os atendimentos em Teresina, o serviço será oferecido no Auditório Desembargador Brandão de Carvalho, no prédio histórico do Tribunal de Justiça. A ação contará com o apoio de diversas instituições, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública e cartórios da rede privada, que vão atuar de forma integrada para garantir a emissão gratuita de certidões de nascimento e casamento.
De acordo com o juiz auxiliar do Foro Extrajudicial do Piauí, Dr. Ítalo Gurgel, a iniciativa é fundamental para assegurar o direito à cidadania. Já a coordenadora estadual do projeto, Vanessa Brandão, destaca que os atendimentos terão prioridade nas datas programadas, beneficiando inclusive pessoas nascidas em outros estados. “Quem não sabe onde foi registrado ou está fora do seu estado de origem poderá obter a certidão de forma gratuita em qualquer um dos pontos de atendimento”, reforça.
Fonte: TJPI.