Nesta segunda-feira (13/11), a equipe da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) deu início ao processo correicional na 2ª Vara de Pedro II. Durante a abertura, o juiz-auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão de Almeida, destacou a relevância do esforço conjunto durante essa ação.
O juiz-auxiliar explicou que a Correição é uma ferramenta destinada a auxiliar as unidades a aprimorarem ainda mais a entrega jurisdicional, identificando deficiências e fomentando uma melhor organização interna. A realização da Correição na 2ª Vara de Pedro II foi solicitada pelo corregedor-geral, desembargador Olímpio José Passos Galvão. A decisão baseou-se na análise dos indicadores e números fornecidos pelos novos sistemas de acompanhamento da Corregedoria, como o DataCor, que evidenciaram a sobrecarga de demandas na referida unidade.
O juiz-auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão de Almeida, enfatizou que a iniciativa busca enfrentar as dificuldades enfrentadas por cada unidade diante do volume de suas demandas. Ele comparou o acervo da 2ª Vara de Pedro II com o de Comarcas em locais com índices populacionais mais elevados, como Parnaíba, Floriano, Picos e Piripiri.
“A finalidade do procedimento correicional é unir esforços para não apenas identificar e resolver as dificuldades específicas de cada unidade diante de seu cenário de demandas, mas também proporcionar à sociedade e ao jurisdicionado uma Justiça mais ágil e eficiente”, afirmou o juiz-auxiliar.
Fonte: TJ-PI