Nota | Geral

Capacitação de servidores do justo acesso nos municípios de Pimenteiras e Santa Cruz do Piauí

Os municípios de Pimenteiras e Santa Cruz do Piauí, nos dias 29 e 30 de novembro, respectivamente, serão contemplados com a implementação de unidades do programa “Justo Acesso” do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Este programa tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso à Justiça, possibilitando a realização de atos processuais, como audiências …

Foto reprodução: TJ-PI.

Os municípios de Pimenteiras e Santa Cruz do Piauí, nos dias 29 e 30 de novembro, respectivamente, serão contemplados com a implementação de unidades do programa “Justo Acesso” do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Este programa tem como objetivo facilitar e ampliar o acesso à Justiça, possibilitando a realização de atos processuais, como audiências e atendimentos eletrônicos, por meio de videoconferência, em localidades que não sediam comarcas.

Para assegurar o pleno funcionamento dos serviços disponibilizados à população nessas novas unidades, foi conduzida, no dia 27 de novembro, uma capacitação destinada aos servidores do Tribunal e colaboradores de instituições parceiras. O treinamento focou no correto acesso e utilização do Portal Justo Acesso.

O programa “Justo Acesso” não se restringe aos serviços do TJ-PI, buscando integrar diversas entidades do Sistema de Justiça e órgãos da Administração Pública. Entre eles, destacam-se o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público do Trabalho.

Durante o evento de capacitação, os servidores foram instruídos sobre diversos serviços, incluindo o Portal do Justo Acesso, audiências virtuais, consulta processual, balcão virtual, atermação online e atendimento do TJ-PI, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Federal. Também foram abordados temas relacionados à Corregedoria Geral da Justiça, Corregedoria do Foro Extrajudicial, Delegacia Virtual da Secretaria Estadual de Segurança Pública e orientações aos serviços do INSS.

O treinamento contou também com a participação de servidores de Várzea Grande, município que em breve receberá a sétima unidade do Justo Acesso. O juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura, ressaltou a importância do treinamento para capacitar os servidores e colaboradores, proporcionando um entendimento aprofundado do portal eletrônico do Justo Acesso. Isso, segundo ele, garantirá o oferecimento do melhor suporte e orientação à população, otimizando os benefícios do programa.

Fonte: TJ-PI.