Nota | Geral

Alepi Concede Título de Cidadão Piauiense ao Carnavalesco Pernambucano José Alexandre

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta quinta feira (29/11), sessão solene para reconhecer o cidadão pernambucano José Alexandre como cidadão honorário piauiense, em virtude de seus serviços relevantes na área da cultura carnavalesca do Estado do Piauí. A proposta para a concessão da honraria foi apresentada pelo deputado Fábio Novo (PT), …

Foto reprodução: Alepi.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta quinta feira (29/11), sessão solene para reconhecer o cidadão pernambucano José Alexandre como cidadão honorário piauiense, em virtude de seus serviços relevantes na área da cultura carnavalesca do Estado do Piauí. A proposta para a concessão da honraria foi apresentada pelo deputado Fábio Novo (PT), e a sessão especial foi inaugurada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva.

Fábio Novo destacou a importância do título de cidadão piauiense, ressaltando também a atuação de José Alexandre como servidor do Tribunal de Justiça do Piauí e seu papel como agitador cultural e incentivador do carnaval na capital. O homenageado, apaixonado pela Cultura Carnavalesca, encontrou em Teresina um terreno propício para sua expressão, inspirado pelo Carnaval de Rua de Recife e Olinda, em Pernambuco. O deputado sublinhou a fundação, em 2003, do bloco Capote da Madrugada na Zona Leste de Teresina, cuja liderança assumiu em 2014.

Em 2016, em parceria com Raulino Neto, o homenageado criou o bloco Bioco Pinto na Morada, no bairro Morada do Sol, sendo prontamente adotado pela população teresinense e piauiense, sendo agora reconhecido como o bloco da família piauiense. Posteriormente, surgiu o Bloco Vaca Atolada, na zona norte da capital.

Economia O deputado ressaltou que as atividades carnavalescas impulsionam a economia do Estado, gerando até 3 mil empregos entre formais e informais nos setores de comércio, turismo, hotelaria, segurança, transporte e gastronomia. Destacou ainda que as Leis Brasileiras de Incentivo à Cultura, Paulo Gustavo e Aldir Blanc, têm contribuído para a reestruturação e valorização das diversas culturas abrangentes no Piauí.

José Alexandre agradeceu a homenagem recebida, recordando o início de sua trajetória em 1987, em Pernambuco, quando conheceu sua esposa, a piauiense Isabel Fernanda. Expressou sua gratidão pelo acolhimento caloroso em Teresina.

A mesa de honra foi composta por Gustavo de Carvalho, vereador de Teresina representando os Blocos de Rua de Carnaval, José Messias Andrade Júnior, Presidente do Bloco Paçoca e da Brasa Samba, Raulino Neto, Presidente do Pinto da Morada, Izabel Fernanda, esposa do homenageado, Aguinaldo da Silva Cordeiro, Oficial da Justiça Federal e amigo do homenageado, Carlos Eugênio de Souza, Presidente do Sindicato dos Servidores Poder Judiciário do Piauí, e Martha Celina de Oliveira Nunes, Procuradora da Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, cunhada do homenageado.

Fonte: Alepi.