Nota | Geral

Advogado é detido após questionar ação policial; OAB manifesta repúdio à prisão

Na tarde da última terça-feira (12/12), o advogado Willians Lopes foi detido por uma equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Bertolínia, após questionar a abordagem policial em uma ocorrência registrada em vídeo pelo advogado Marcelo Trindade. O incidente teve início durante uma vaquejada na cidade, quando um jovem colidiu …

Foto/reprodução

Na tarde da última terça-feira (12/12), o advogado Willians Lopes foi detido por uma equipe do 10º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Bertolínia, após questionar a abordagem policial em uma ocorrência registrada em vídeo pelo advogado Marcelo Trindade.

O incidente teve início durante uma vaquejada na cidade, quando um jovem colidiu com uma viatura da Polícia Militar. Após não encontrar os policiais no local, o jovem retornou para casa. Posteriormente, os policiais foram à residência do rapaz, e este solicitou a intervenção do advogado Marcelo Trindade.

Ao chegar ao local, o advogado teve seu veículo bloqueado por duas viaturas, e os policiais exigiram a apresentação do jovem envolvido na colisão. Marcelo Trindade, então, contatou o colega Willians Fonseca para lidar com a situação.

No vídeo registrado, Willians Fonseca questiona a conduta dos policiais, alegando a apreensão injustificada do veículo do colega advogado. Em resposta, um dos policiais declara que Willians Fonseca seria conduzido à Delegacia de Uruçuí. Ao recusar a prisão, o advogado é imobilizado e algemado por dois policiais.

Willians Fonseca foi encaminhado à delegacia, acompanhado por colegas advogados e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que destacaram a ilegalidade da prisão, acusando abuso de poder por parte dos policiais.

Laionara Corrêa Monteiro, presidente da Subseção da OAB de Uruçuí, informou que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias junto à Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados para lidar com o ocorrido.

Fonte: Amo direito.