
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) reconheceu e premiou a 72ª Zona Eleitoral, localizada em Itaueira, pelo primeiro lugar no I Prêmio de Eficiência Energética. A premiação, entregue pela presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destaca o cartório pelo consumo eficiente de energia ao longo de 2024, comparado aos demais 73 cartórios eleitorais do estado.
A chefe do cartório, Paula Nayana Santiago Sousa, recebeu a premiação em nome de toda a equipe, que inclui o juiz eleitoral Mário Soares de Alencar, o promotor eleitoral Cleyton Soares da Costa e Silva, e as servidoras Delma Maria Lima de Sousa e Samara Nogueira de Carvalho. Além da placa de reconhecimento, Paula Nayana foi agraciada com um cheque de R$ 1.500,00, oferecido pela Associação dos Servidores do Judiciário do Piauí (ASJEPI), e passagens aéreas para participar da Semana da Inovação 2025, em Brasília, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Paula Nayana atribuiu o sucesso do cartório à reorganização dos espaços de trabalho e à conscientização da equipe. “Nos reunimos e reorganizamos a logística do cartório, concentrando mais servidores nas salas, o que nos permitiu economizar ar-condicionado e energia de locais que deixaram de ser usados”, explicou. “Além disso, todos aderiram à mudança de hábitos e passaram a monitorar uns aos outros, o que deu muito certo.”
A premiação foi anunciada durante a celebração do Dia Mundial da Água, no TRE-PI, um evento promovido pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do tribunal. O LIODS é responsável por promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito do TRE-PI, com foco na redução do consumo de recursos como energia elétrica, água e papel.
O TRE-PI tem se destacado por suas iniciativas de sustentabilidade, com projetos como “Eficiência Energética”, que resultou em reduções significativas no consumo de energia elétrica, e “ECOnomia”, que promove o compartilhamento de veículos para otimizar custos e reduzir a emissão de poluentes. Além disso, o tribunal criou o “Selo Partido Sustentável”, para premiar partidos que promovem o descarte adequado de resíduos de campanha, e o projeto “Recicla TRE-PI”.
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.