Nota | Cursos

EJUD-PI inicia inscrições para curso de redação oficial no sistema SEI

Nesta quinta-feira (16/11), a Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) iniciou o período de inscrições para o curso de Redação Oficial no Sistema SEI, que será ministrado pela instrutora Viviane Bandeira. As inscrições estarão disponíveis até o dia 27 de novembro, podendo ser realizadas no site oficial da EJUD, na seção de Cursos. O curso ocorrerá …

Nesta quinta-feira (16/11), a Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) iniciou o período de inscrições para o curso de Redação Oficial no Sistema SEI, que será ministrado pela instrutora Viviane Bandeira. As inscrições estarão disponíveis até o dia 27 de novembro, podendo ser realizadas no site oficial da EJUD, na seção de Cursos.

O curso ocorrerá de forma online, no período de 04 a 11 de dezembro, através da plataforma Teams, com aulas programadas das 14h às 18h. A instrutora, Viviane Bandeira, é graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português e em Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo, contando com mais de 20 anos de experiência como professora.

O propósito da formação consiste em capacitar os participantes na redação de textos que facilitem a comunicação entre servidores e o público externo. O foco está na compreensão da mensagem por meio da redação oficial e na aplicação correta da gramática, considerando os diversos níveis de linguagem. Ao término do curso, espera-se que os participantes adquiram conhecimento sobre a estrutura de textos oficiais, assim como as normas de redação em vigor conforme o Manual de Redação da Presidência da República. Além disso, deverão ser competentes no manuseio apropriado dos recursos do sistema SEI.

A instrutora Viviane Bandeira destaca a relevância do curso para os servidores do TJPI, salientando que estes profissionais lidam rotineiramente com textos oficiais. Ela ressalta a necessidade da capacitação contínua em redação oficial, com enfoque no sistema SEI, amplamente utilizado na esfera administrativa. Segundo a instrutora, o aprimoramento do conhecimento contribuirá para a produção de textos objetivos, coesos, coerentes e adequados à linguagem da administração pública.

Fonte: TJ-PI.