O Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (NUJUR/TJ-PI) recebeu a visita da professora, pedagoga e servidora da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Maria Tereza Freire, em 06 de fevereiro. A servidora fez parte da primeira turma do curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, realizado em 2015 pelo TJ-PI através do NUJUR.
O curso abordou fundamentos teóricos e práticos por meio de “círculos de diálogos”, reforçando atitudes como paciência, humildade, escuta atenta, aceitação de que todos merecem respeito, disposição para lidar com a incerteza e habilidade para compartilhar responsabilidade. Essas são qualidades essenciais aos facilitadores de círculos restaurativos, além de promover uma reflexão e ressignificação dos saberes e práticas relacionadas às medidas socioeducativas.
Durante a visita, Maria Tereza Freire presenteou o NUJUR com registros e materiais didáticos do curso de 2015, incluindo tarjetas utilizadas nas dinâmicas e o primeiro folder da Justiça Restaurativa no Piauí. Este último contém a relação dos participantes, que incluem servidores das Varas da Infância e Juventude, da Violência contra a Mulher, Juizados do TJ-PI, Polícia Civil e Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, SASC e Unidades de cumprimento de medidas aplicadas nas Varas da Infância e Juventude.