No último sábado (24/02), a Secretária-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Raylena Alencar, realizou um encontro com o Secretário do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha Portal, que desembarcou no estado. A reunião abordou as demandas da Advocacia Previdenciária do Piauí e acompanhou o início do mutirão de perícias médicas.
Raylena Alencar destacou que o mutirão, solicitado pela OAB Piauí, representa um atendimento eficaz às demandas da sociedade, reduzindo o tempo de espera por perícias do INSS. O Secretário Adroaldo Portal expressou gratidão pelo apoio institucional da OAB Piauí na realização do mutirão, cujo objetivo é contribuir para a redução das filas e do tempo de espera por perícias médicas no estado.
A Presidente da Associação dos Advogados Previdenciários do Piauí, Patrícia Ribas, presente na reunião, enfatizou que a solicitação do mutirão permitiu o reagendamento de protocolos de benefícios, beneficiando a sociedade e a advocacia previdenciária.
Raylena Alencar ressaltou que a solicitação do mutirão faz parte de um esforço conjunto com a Secretaria do Regime Geral de Previdência Social para diminuir o tempo de espera por perícias médicas em todo o país. Adroaldo Portal informou sobre um planejamento para amenizar a situação nos próximos meses, incluindo a ampliação do atendimento por telemedicina em pelo menos 20 cidades do Piauí.
Adroaldo Portal também incentivou o uso do atestado médico como alternativa para o benefício por incapacidade, permitindo que cidadãos afastados do trabalho por incapacidade entreguem o atestado diretamente ao INSS, agilizando a análise e o início do pagamento do benefício no primeiro mês.
Além dos mencionados, estiveram presentes na reunião na sede da OAB Piauí os Advogados e diretores da Associação dos Advogados Previdenciários do Piauí, Carlos Magalhães Júnior e Guilherme Leão.