A Polícia Federal, nesta quinta-feira (14/03), deu início à Operação Epílogo, visando combater desvios de recursos públicos federais destinados à Saúde em Valença do Piauí. A ação contou com a participação de mais de dez policiais federais, com suporte de auditores da Controladoria Geral da União (CGU), os quais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos investigados, incluindo residências e empresas, e realizaram o sequestro de bens e valores. As determinações foram emitidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.
As investigações tiveram início após denúncia recebida pela Polícia Federal e pela CGU, que constataram indícios de superfaturamento na execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva em prédios públicos contratados pelo município piauiense através de ata de registro de preços, posteriormente aderida por um município vizinho.
Análises financeiras revelaram movimentações suspeitas envolvendo a empresa contratada e ex-agentes públicos e políticos ligados aos municípios contratantes, configurando possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Os eventos investigados têm consequências diretas para a população dos municípios afetados pelos desvios, resultando em obras não realizadas ou executadas de maneira inadequada em prédios públicos, o que prejudica a prestação de serviços de saúde adequados aos alunos, pacientes e profissionais que atuam nessas instalações.
O objetivo primordial da operação é cessar a prática delituosa, reunir evidências para fortalecer a tese investigativa e identificar outros agentes públicos ou particulares envolvidos no esquema, além de recuperar os bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde.
Os investigados podem ser responsabilizados por crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro.