Artigo | Constitucional

Membros do MP recorrem ao STF para anulação da destituição do presidente da CBF 

Membros do Ministério Público, representados pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), formalizaram petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a anulação da decisão proferida pelo Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que destituiu o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.  A ação protocolada argumenta que a determinação …

Foto reprodução: Amo Direito.

Membros do Ministério Público, representados pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), formalizaram petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a anulação da decisão proferida pelo Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que destituiu o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. 

A ação protocolada argumenta que a determinação emanada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) infringe o “dever constitucional” atribuído ao Ministério Público de salvaguardar os interesses dos consumidores, assim como compromete a autonomia e independência dos membros do Ministério Público. 

Em comunicado, a Conamp destaca que seu envolvimento na causa tem como propósito impedir danos significativos à atuação constitucional do Ministério Público. 

No mês de dezembro do ano anterior, o TJ-RJ anulou a validade de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro, estipulando normas eleitorais para a entidade do futebol. Na mesma ocasião, foi designado um interventor para presidir a CBF: José Perdiz, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

A destituição de Ednaldo Rodrigues suscita questionamentos tanto da própria CBF quanto de partidos políticos. Atualmente, o assunto aguarda análise colegiada por parte do STF. 

Fonte: Amo Direito.