Nota | Constitucional

EJUD promoverá Curso sobre Acessibilidade e Inclusão no âmbito do TJPI

Na manhã desta segunda-feira (26/02), a Coordenação Pedagógica da Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) realizou uma reunião com as instrutoras do curso intitulado “Atendimento ao Público, Acessibilidade e Inclusão: Atendimento às Pessoas com Deficiência no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI)” para discutir o planejamento pedagógico da referida capacitação. A iniciativa para este curso resulta …

Foto reprodução: TJ-PI

Na manhã desta segunda-feira (26/02), a Coordenação Pedagógica da Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) realizou uma reunião com as instrutoras do curso intitulado “Atendimento ao Público, Acessibilidade e Inclusão: Atendimento às Pessoas com Deficiência no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI)” para discutir o planejamento pedagógico da referida capacitação.

A iniciativa para este curso resulta de discussões entre profissionais da EJUD-PI e membros da Comissão de Acessibilidade do Tribunal. Essas discussões inicialmente focaram na necessidade de inclusão e evoluíram para a compreensão da demanda por um curso capaz de ampliar conhecimentos e capacitar os servidores estaduais para proporcionar um atendimento humanizado e adequado às pessoas com deficiência, sejam elas servidores, prestadores de serviços, magistrados ou jurisdicionados. Destaca-se que essa capacitação considera não apenas a acessibilidade arquitetônica, mas também a humanização e inclusão no atendimento a esse público.

As inscrições para o curso iniciam em 26 de fevereiro e se estendem até 07 de março, mediante indicação. A capacitação será realizada de 11 a 15 de março, das 14h às 18h, de maneira virtual através da Plataforma Microsoft Teams. As 40 vagas disponíveis são destinadas aos gestores das unidades judiciárias do Poder Judiciário, membros da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, membros da Unidade de Acessibilidade e Inclusão, magistrados, servidores e terceirizados.

O curso segue as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa nº 01, de 03 de maio de 2017, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que regula o credenciamento de cursos oficiais.

O desembargador José James Gomes Pereira, diretor em exercício da EJUD, enfatiza o papel da Escola como incentivadora de capacitações em acessibilidade e inclusão social. Ele destaca a oferta do curso “Atendimento às Pessoas com Deficiência” no ano anterior e, em diálogo com a Comissão de Acessibilidade do TJPI, ressalta a necessidade de oferecer novamente o curso, desta vez de forma mais abrangente, contemplando temas como deficiências visual, auditiva, física, transtorno do espectro autista, nanismo, entre outros.