No dia 23 de janeiro, o desembargador Joaquim Santana tomou posse administrativamente como corregedor do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) para o ano de 2024. O ato interno ocorreu no Gabinete da Presidência e contou com a presença do presidente em exercício do TJ-PI, desembargador Manoel Dourado, e do corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão, além de outros desembargadores e amigos.
O desembargador Joaquim Santana sucede o desembargador José Ribamar Oliveira, que se aposentou em dezembro de 2023, assumindo o cargo de corregedor do Foro Extrajudicial em exercício durante esse período. O corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão, expressou confiança de que Joaquim Santana contribuirá para a eficiência e excelência do Judiciário do 1º Grau, mantendo o padrão de excelência e integridade estabelecido por seu antecessor.
Joaquim Santana, ao assumir a nova responsabilidade, enfatizou o orgulho e a honra que sente pela nomeação. Ele reconheceu o impacto e a legitimidade da Corregedoria do Foro Extrajudicial no Judiciário piauiense, destacando a importância de buscar alternativas éticas que atendam aos jurisdicionados e à sociedade, alinhadas com os princípios da Justiça. O desembargador previu um ano de muito trabalho e avanços para o Judiciário do 1º Grau no Piauí em 2024.
Fonte: TJ-PI.