Na manhã desta segunda-feira (05/02), o desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Flávio Boson Gambogi, foi agraciado com o título de Cidadania Piauiense durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta de homenagem foi apresentada pelo deputado estadual Henrique Pires (MDB).
Em seu discurso, Henrique Pires expressou sua satisfação em enaltecer o estado do Piauí ao conceder a mais alta honraria da Casa do Povo ao desembargador Gambogi. Destacou que a homenagem contribui para ampliar o círculo de amigos que, ao redor do Brasil, tornaram-se cidadãos piauienses.
O homenageado, Flávio Boson Gambogi, agradeceu a todos presentes, destacando a importância dessa distinção para sua família. Ele compartilhou suas experiências afetivas com o estado, fruto das histórias positivas que ouviu desde sua infância sobre o povo e as belezas do Piauí. Gambogi expressou sua felicidade pelo reconhecimento oficial desse vínculo com o estado.
Ziza Carvalho (MDB) também fez pronunciamento, reforçando a decisão de homenagear Gambogi, cuja família tem raízes no Piauí. Destacou o relevante legado do avô do desembargador, natural de Piracuruca, e ressaltou os serviços prestados como professor e reitor na Universidade Federal de Minas Gerais. A parlamentar enfatizou a tradição da família Bóson na contribuição para as Letras Jurídicas em todo o Brasil.
A mesa de honra contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB), Celso Barros Coelho Neto; do procurador do estado, Anderson Vieira; do desembargador Arnaldo Boson Paes; do desembargador do Tribunal de Justiça do estado de Minas Gerais, Luís Carlos Gambogi; do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do estado do Piauí, Carlos Henrique; do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios Magalhães; do diretor das relações institucionais da Confederação dos Transportes, Valter Luís de Sousa; e do presidente da OAB de Minas Gerais, Sérgio Leonardo.