Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, reuniram-se com a coordenação da Secretaria Unificada de Família para discutir a prestação de serviços da instituição à advocacia e apresentar os resultados de pesquisa realizada pela Comissão de Direito das Famílias e Sucessões. O encontro ocorreu em 6 de março.
A presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Ana Letícia Arraes, enfatizou que a reunião integra o trabalho da Comissão em busca de melhorias para os profissionais que atuam na área. Destacou também a importância do diálogo entre instituições, ouvindo a advocacia e os servidores para buscar soluções mutuamente vantajosas.
A secretária-geral da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, Isabella Martins, e a Conselheira Federal da OAB-PI e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Piauí, Isabella Paranaguá, estiveram presentes no encontro.
DEMANDAS EM PAUTA
Foram debatidas as principais demandas da advocacia atuante no Direito de Família, como a demora na realização dos processos, intimações e confecção de documentos. Essas demandas foram levantadas pela Comissão por meio de pesquisa online aplicada nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Durante a reunião, os coordenadores da Secretaria explicaram que o aumento no tempo de espera por um processo decorreu de uma diminuição temporária na equipe de servidores. Comprometeram-se a trabalhar em uma solução para reduzir os prazos de espera, visando maior celeridade na conclusão dos pleitos.
Os servidores ressaltaram a importância da advocacia verificar o cumprimento adequado de todas as etapas do processo antes de solicitar a conclusão. Também solicitaram que os pedidos de homologação de acordos estejam devidamente identificados ao serem anexados no sistema, a fim de serem encaminhados à caixa de urgência da Secretaria Unificada de Família e resolvidos com maior celeridade.