Nota | Constitucional

Anvisa determina retirada do coletor menstrual da Fleurity do mercado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução, publicada em 3 de janeiro, proibindo a comercialização, fabricação e distribuição do coletor menstrual POP, fabricado pela empresa Fleurity.  A medida foi adotada devido ao descumprimento dos procedimentos de regularização exigidos pela Anvisa, ausência de registro no Ministério da Saúde e comercialização irregular do produto. …

Foto reprodução: Amo direito.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma resolução, publicada em 3 de janeiro, proibindo a comercialização, fabricação e distribuição do coletor menstrual POP, fabricado pela empresa Fleurity. 

A medida foi adotada devido ao descumprimento dos procedimentos de regularização exigidos pela Anvisa, ausência de registro no Ministério da Saúde e comercialização irregular do produto. O POP, conhecido por seu preço acessível de aproximadamente R$ 30, a metade da média de preços dos produtos reconhecidos, era um dos itens mais vendidos da empresa. 

O que é o coletor menstrual? 

Os coletores menstruais são dispositivos feitos de silicone, projetados para armazenar o sangue da menstruação, eliminando a necessidade de absorventes. Além de não causarem alergias devido ao material utilizado, eles preservam a microbiota vaginal, sendo necessário lavá-los regularmente. Com capacidade para serem utilizados por até 12 horas consecutivas, esses coletores podem armazenar até duas vezes mais fluxo do que os absorventes convencionais. 

Fonte: Amo direito.