Nota | Civil

Goiana impedida de jogar torneio por ser menina será indenizada

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) foi condenada a pagar uma indenização por danos morais no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em virtude de discriminação de gênero. A decisão refere-se ao caso da goiana Maria Fernanda Rodrigues Alves, de 12 anos, cuja participação inicialmente foi negada na 5ª Taça Brasil de …

Equipe BrJus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Foto: Wildes Barbosa/ O Popular / BrJus.

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) foi condenada a pagar uma indenização por danos morais no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em virtude de discriminação de gênero. A decisão refere-se ao caso da goiana Maria Fernanda Rodrigues Alves, de 12 anos, cuja participação inicialmente foi negada na 5ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, realizada em 2022, sob o fundamento de seu gênero feminino.

A CBFS, em contraposição à decisão, manifestou discordância quanto à imposição da indenização, alegando a observância dos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) no que tange à organização de torneios. Ademais, a defesa da CBFS interpôs embargos de declaração.

Por sua vez, a defesa de Maria Fernanda afirmou que, até o momento, não foi oficialmente notificada acerca dos desdobramentos no processo, entretanto, compromete-se a apresentar sua resposta dentro do prazo legal estipulado.



Fonte: Tribuna do Planalto.