
A juíza do trabalho Mariana Pinheiro de Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, ressaltou a importância da presença de ministros dos tribunais superiores em eventos institucionais como a 24ª Semana Institucional, encerrada nesta sexta-feira (16/05), no auditório Serra da Capivara, com a palestra magna do ministro Cláudio Brandão, do TST.
“Esse tipo de evento, no meu entendimento, é de grande relevância para a comunidade jurídica, principalmente quando traz um ministro de um tribunal superior”, afirmou. Para a magistrada, a participação de figuras de destaque do Poder Judiciário nacional eleva o nível do debate e aproxima os operadores do direito da interpretação mais recente adotada pelas instâncias superiores da Justiça.
Segundo Mariana, iniciativas como essa têm impacto direto na qualificação de todos os envolvidos — magistrados, advogados, servidores e estudantes. “Elas possibilitam que nós, profissionais da área do Direito, e os estudantes, possamos ter contato com a visão mais atualizada do entendimento que tem sido adotado no âmbito dos tribunais superiores sobre os mais diversos temas”, explicou.
A presença do ministro Cláudio Brandão, que abordou a nova realidade do sistema de precedentes no Direito Processual do Trabalho, foi, para a juíza, uma oportunidade valiosa de aprendizado e alinhamento com os rumos da jurisprudência nacional.