
A juíza Ana Lygian, coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT da 22ª Região (EJUD-22), destacou a relevância do papel da instituição na construção de uma cultura de atualização permanente e na difusão de temas estratégicos para o sistema de Justiça. Durante a abertura da palestra do ministro Cláudio Brandão, realizada nesta sexta-feira (16/05), no auditório Serra da Capivara, dentro da programação da Semana Institucional, ela enfatizou o esforço da EJUD em aproximar a comunidade jurídica das transformações recentes no processo do trabalho.
“A Escola Judicial tem a missão de preparar, capacitar e manter atualizados os magistrados e servidores, mas também de promover o diálogo com a sociedade. Por isso trouxemos hoje o ministro Cláudio Brandão, para falar diretamente à sociedade piauiense sobre um tema fundamental: os novos precedentes do TST”, afirmou.
Segundo a magistrada, a adoção dos precedentes como instrumento vinculante tem transformado profundamente a prática da Justiça do Trabalho, exigindo de todos os operadores do Direito um novo olhar sobre a interpretação e aplicação das normas trabalhistas. “Esses novos precedentes vêm mudando toda a forma de atuação na Justiça do Trabalho. Daí a importância de que juízes, servidores, advogados, estudantes e o público em geral tenham pleno conhecimento dessas novas regras e saibam como utilizá-las no dia a dia.”
