Artigo | Sem categoria

Tribunal italiano adia novamente decisão sobre extradição de Carla Zambelli ao Brasil

A Corte de Apelação em Roma voltou a postergar, nesta terça-feira (20/01), o julgamento que vai decidir se a ex-deputada federal Carla Zambelli será extraditada para o Brasil, onde foi condenada a cumprir pena de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O adiamento ocorreu porque os juízes afirmaram não ter tido tempo suficiente para examinar …

A Corte de Apelação em Roma voltou a postergar, nesta terça-feira (20/01), o julgamento que vai decidir se a ex-deputada federal Carla Zambelli será extraditada para o Brasil, onde foi condenada a cumprir pena de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O adiamento ocorreu porque os juízes afirmaram não ter tido tempo suficiente para examinar as informações enviadas pelas autoridades brasileiras sobre o presídio onde ela ficaria detida caso retorne ao país, a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia. O processo foi remarcado para a primeira quinzena de fevereiro.

Zambelli está detida na Itália desde julho do ano passado enquanto aguarda a definição do pedido de extradição feito pelo governo brasileiro. Essa é a segunda vez que o tribunal italianos adia a análise do caso; em dezembro, a defesa havia solicitado mais tempo para estudar documentos enviados pelo STF.

No Brasil, ela foi condenada por ser autora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o hacker Walter Delgatti, e em outro processo por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, em um episódio em São Paulo em 2022.