ARTIGO | Geral | Sem categoria

Raimundo Júnior reforça compromisso da advocacia com a Constituição

.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Raimundo Júnior, destacou o papel da Justiça, da advocacia e das instituições democráticas durante a Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).

Em sua fala, Raimundo Júnior ressaltou a centralidade do processo judicial como instrumento de garantia de direitos e de pacificação social. “O processo de não-guardia e que a justiça, por suas imperfeições, seus tempos e suas exigências, é preferível ao leito mais forte. Estamos aqui na abertura do ano judiciário para renovar este fato. E renová-lo hoje significa buscar previsibilidade, respeito e entrega na prestação jurisdicional”, afirmou.

O presidente da OAB-PI também destacou o compromisso institucional da advocacia com a Constituição e o devido processo legal. “Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauiense, saúdo o tribunal de justiça reafirmam nosso compromisso com a constituição, com o devido processo e com a confiança naa justiça”, declarou, ao abordar o cenário nacional e os desafios do debate público.

Ao final, Raimundo Júnior enfatizou que as garantias institucionais não representam privilégios corporativos, mas instrumentos de proteção da cidadania. “As garantias da magistratura, do Ministério Público e da advocacia não são privilégios corporativos, são garantias do próprio cidadão e de cada cidadã desse país”, concluiu.