Em um marco significativo, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) estabeleceu oito novas unidades na comarca de Teresina, fortalecendo a força de trabalho na capital.
O presidente em exercício, desembargador Manoel de Sousa Manoel Dourado, ressaltou a importância desse momento e enfatizou que a administração tem alcançado diversos recordes. Pela primeira vez, oito juízes chegam simultaneamente a Teresina, o que contribuirá significativamente para nossas atividades.
Além disso, quatro desembargadores foram empossados de uma só vez. Esses números reforçam nossa responsabilidade, pois precisamos manter posições importantes junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nosso lema é avançar, produzir, julgar e baixar processos. Portanto, todos se sintam acolhidos, pois este dia coroa a trajetória de cada magistrado. Contamos com a dedicação de todos vocês.
O decano da sessão, desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, relembrou o início de sua carreira para destacar a árdua missão de trabalhar nas comarcas do interior. Ele enfatizou a importância de preservar a dignidade da justiça e de continuar trabalhando com afinco, contribuindo para a produtividade do tribunal e a entrega dos serviços judiciais aos jurisdicionados.
O judiciário tem avançado com as tecnologias proporcionadas pelo Sistema RIC e JúLIA. Agora, cada magistrado tem a possibilidade de contribuir com a justiça em Teresina.
O juiz Maurício Machado Queiroz Ribeiro, representando a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), expressou gratidão ao TJ-PI pelo feito histórico, no qual 19 magistrados tiveram movimentação na carreira, dentre eles, quatro ascenderam ao cargo de desembargador e 15 passaram por promoção e remoção. “Estamos comemorando este momento, que representa também o trabalho de anos no interior. Os oito magistrados que chegaram a Teresina julgaram em 2023 7.687 processos, emitiram 16.090 decisões, 17.506 despachos e baixaram 6.744 processos. O que mostra o empenho e dedicação de todos e um pouco do que a comarca de Teresina passa a contar a partir de agora. Dedicamos, portanto, este momento às nossas famílias e vamos avançar sempre, porque o tribunal não pode parar”.
O juiz Antônio Oliveira ressaltou o crescimento do TJ com a criação das novas unidades, que agora estão equipadas com força de trabalho em prol da sociedade. Ele enfatizou a importância de não perder de vista o motivo pelo qual estão na magistratura e o que a sociedade espera de todos. Portanto, o objetivo é produzir mais, de forma humana e justa, entregando a paz social.
A solenidade contou com a presença de desembargadores, familiares e amigos dos magistrados.
Juízes empossados e respectivas unidades:
- Leonardo Brasileiro: Juiz de Direito da Vara de Delitos de Organização Criminosa – Remoção por Merecimento
- Antônio Francisco Gomes de Oliveira: Juiz de Direito da Vara de Delitos de Roubo da Comarca de Teresina – Remoção por Antiguidade
- Múccio Miguel Meira: Juiz de Direito da 3ª Vara do Júri da Comarca de Teresina – Remoção por Merecimento
- Igor Rafael Carvalho de Alencar: Juiz de Direito do Juízo Auxiliar nº 9 da Comarca de Teresina – Remoção por Antiguidade
- Maurício Machado Queiroz Ribeiro: Juiz de Direito do Juízo Auxiliar nº 10 da Comarca de Teresina – Remo