ARTIGO | Geral

Caso Banco Master: Polícia Federal inicia série de depoimentos no Supremo

.

A Polícia Federal iniciou, nesta segunda-feira (26/1), a oitiva de oito pessoas ligadas às investigações que apuram suspeitas de fraudes envolvendo o Banco Master. Os depoimentos estão sendo colhidos no Supremo Tribunal Federal (STF), por determinação do ministro Dias Toffoli, relator do caso, e ocorrem sob sigilo.

O primeiro a prestar depoimento foi Dario Oswaldo Garcia Júnior, diretor de Finanças e Controladoria do Banco de Brasília (BRB), instituição financeira estatal do Distrito Federal que participou de negociações envolvendo ativos atribuídos ao Banco Master. Ainda nesta segunda-feira, também estão previstos os depoimentos de André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor de empresa investigada; Henrique Souza e Silva Peretto, empresário; e Alberto Felix de Oliveira, superintendente executivo de Tesouraria do Banco Master.

Na terça-feira (27/1), devem ser ouvidos Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente de Operações Financeiras do BRB, e Luiz Antonio Bull, diretor de Compliance do Banco Master, ambos de forma presencial no STF. Já Angelo Antonio Ribeiro da Silva, sócio do Banco Master, e o ex-sócio Augusto Ferreira Lima prestarão depoimento por videoconferência.

Segundo a Polícia Federal, a apuração envolve suspeitas de crimes como organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, induzimento ou manutenção em erro de investidores, uso de informação privilegiada, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. A concentração das oitivas em apenas dois dias decorre de determinação do relator e alterou o cronograma inicialmente planejado pelos investigadores. O caso segue em tramitação sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil