O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) acolheu, nesta quarta-feira (11), uma delegação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para uma visita técnica. A comitiva teve a oportunidade de conhecer as novas instalações do Juízo de Garantias da Comarca de Teresina, localizadas na Avenida João XXIII, que abrigam as Centrais de Inquérito e Audiência de Custódia I e II, bem como a Vara de Delitos de Organização Criminosa.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, ao recepcionar os visitantes, apresentou um panorama dos avanços alcançados durante sua gestão, destacando projetos como o Justo Acesso, Regularizar e Ressocializar Para Não Prender. “Neste contexto de avanços, estamos reestruturando a justiça criminal e a criação de novas unidades criminais, bem como a regionalização das Centrais de Inquéritos têm colaborado com este trabalho. São ações que estão sendo executadas com o apoio dos demais poderes e órgãos do estado. De fato, a justiça do Piauí vive um momento especial com a mudança de muitos paradigmas”, destacou o desembargador.
O presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio Junior, ressaltou a importância da visita, que permitiu à comitiva observar o trabalho realizado pelo TJ-PI na esfera criminal. “Uma visita muito rica, pois aqui pudemos aprender como implantar o Juízo de Garantia, instituto novo e que tem sido bem executado no estado. Não sabíamos por onde começar e agora, temos um norte, e um modelo efetivamente aprovado e consolidado, um modelo a ser seguido. Trata-se, portanto, de um modelo que é referência para todo o Brasil e que pode ser perfeitamente reproduzido”.afirmou o desembargador.
O juiz Waldemir Ferreira, Coordenador da Central de Inquérito de Teresina, destacou que a Central representou um dos maiores avanços do judiciário no âmbito das varas criminais, proporcionando maior celeridade e eficiência na prestação jurisdicional.
Até o momento, 19 estados brasileiros, através de suas secretarias de segurança pública, visitaram o TJ-PI para conhecer o modelo em operação.
A comitiva do TJDFT também foi composta pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Francisco Antônio Alves de Oliveira; o Juiz Auxiliar da Corregedoria, João Marcos Guimarães Lima; e o Secretário Geral, Celso Oliveira e Sousa Neto.
Os juízes auxiliares da Presidência do TJ-PI, Leonardo Brasileiro e Luiz de Moura, também participaram da recepção à comitiva do TJDFT durante a visita técnica.