As últimas turmas de mesárias e mesários convocados para atuar nas eleições municipais pela 98ª Zona Eleitoral de Teresina receberam treinamento presencial nesta quarta-feira (11/09), na sede do Fórum Eleitoral, localizado no bairro Ilhotas, zona Sul da capital.
Ao todo, 1.454 mesários estarão à frente das mesas receptoras de votos nessa jurisdição. Aqueles selecionados para os cargos de presidente e 1º mesário receberam instruções detalhadas sobre as novas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o uso da biometria, a conferência de materiais e as atualizações da urna eletrônica, além de informações sobre acessibilidade durante o pleito.
Isabel de Sousa Torres, chefe do cartório da 98ª Zona Eleitoral, destacou que as orientações abrangem desde a postura e conduta dos mesários até como lidar com situações específicas no decorrer da votação. “O objetivo principal da mesária e do mesário é propiciar o livre exercício do voto. A gente chama para esse bate-papo e para lembrá-los dos cuidados, mostrar as novidades como por exemplo, a preferência para votar de pessoas doadoras de sangue, habilitar a eleitora e o eleitor na urna com o CPF, que é outra novidade para a cidadã e o cidadão que já tem o CPF informado no cadastro. É uma troca de informações, um momento que a gente escuta muito e acata até sugestões para melhorar o trabalho delas e deles”, afirmou Isabel.
De acordo com a legislação eleitoral, qualquer cidadã ou cidadão com mais de 18 anos, regular na Justiça Eleitoral, pode ser convocado para exercer a função de mesário, exceto candidatos, parentes até o segundo grau e cônjuges de candidatos.
Ivana de Macedo Rodrigues, assistente do cartório, acrescentou que os mesários foram treinados para manusear as urnas eletrônicas de última geração, modelo 2022, que oferecem maior acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência. “Treinamos esses profissionais para agir na nova urna, que está muito mais acessível, principalmente para as pessoas com deficiências. Temos pessoas convocadas como coordenadores de acessibilidade que vão atuar diretamente no auxílio a pessoas com deficiência (PcD)”, explicou.
Aplicativo Mesários
O treinamento dos convocados pode ser realizado de forma remota, com preferência pelo uso de dispositivos móveis. O aplicativo “Mesários”, disponível nas plataformas Google Play e App Store, oferece guias, emissão de certificados e um canal para esclarecimento de dúvidas.
“Através do aplicativo Mesário, o treinamento disponibilizado na plataforma pode ser assistido quantas vezes cada um quiser. Além disso, nós estamos passando as instruções através de WhatsApp (86) 3131-3426 ou 3131-3418 e eles estão recebendo o manual do Mesário para qualquer dúvida”, concluiu Ivana.