Criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), o Núcleo de Apoio às Secretarias das Unidades Judiciárias de 1º Grau de Jurisdição (NASEC) registrou, no mês de julho de 2024, a movimentação de 14.604 (quatorze mil, seiscentos e quatro) processos, resultando na baixa processual de 1.446 (mil, quatrocentos e quarenta e seis) ações nas unidades jurisdicionais sob sua responsabilidade. Conforme relatório divulgado, no primeiro semestre de 2024, mais de 75.000 (setenta e cinco mil) processos foram movimentados por meio desta ferramenta.
O corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio Galvão, destacou que o NASEC tem alcançado, mês a mês, resultados progressivamente céleres e satisfatórios. “O NASEC foi instituído com o propósito de apoiar as unidades do 1º Grau piauiense, visando a otimização das tramitações processuais. Em julho último, por exemplo, foram movimentados mais de 5.000 processos exclusivamente na 2ª Vara de Pedro II. Esses resultados refletem o empenho contínuo em assegurar maior eficiência e celeridade na execução dos serviços jurisdicionais, o que é de extrema importância para o Judiciário do Piauí”, afirmou o desembargador Galvão.
Pedro Cazuza, gestor do NASEC, ressaltou o comprometimento do Núcleo em aprimorar a eficácia das Secretarias. “O nosso trabalho está pautado em colaborar com as unidades em que atuamos, para que elas consigam realizar os seus trabalhos com mais celeridade. Desde o início de nossa atuação, em 2023, já movimentamos mais de 225 mil processos em todo o 1º Grau piauiense. Para conseguirmos manter estes resultados de excelência, buscamos sempre desenvolver estratégias inteligentes que, com a adesão das Secretarias, trazem frutos satisfatórios aos seus jurisdicionados”, concluiu o gestor Pedro Cazuza.