Ari Ricardo, procurador encarregado das licitações e contratos na Procuradoria Geral do Município (PGM) de Teresina, teve um encontro matinal com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros. O objetivo da reunião era discutir a implementação de um programa de treinamento para os procuradores municipais da capital, focado na nova Lei de Licitações e Contratos, a Lei 14.133/2021.
Espera-se que o treinamento seja conduzido pelos especialistas do TCE, por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes, como parte dos cursos oferecidos pela Corte de Contas. Ari Ricardo, que ocupou a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante oito meses, expressou sua gratidão ao TCE pela colaboração estabelecida durante seu mandato. As iniciativas implementadas foram fundamentais para que a FMS pudesse lidar com os desafios significativos da saúde pública na capital.
O presidente da Corte de Contas declarou: “O TCE discute gestão pública e o administrador as implanta. O TCE monitora a apresenta os caminhos. Ao longo dos anos os problemas se acumularam, com o seu perfil técnico ele discutiu as causas e enfrentou. Com o mapeamento e o enfrentamento a solução virá, não a curto prazo, mas a médio e longo prazo”
Ele acrescentou que é crucial para o TCE estar ciente de seu papel no processo e que a instituição de controle está pronta e disposta a auxiliar a gestão pública, supervisionando as ações realizadas e indicando as mais necessárias.